Como evitar e tratar as assaduras do bebê

As assaduras é um dos problemas mais comuns que pode acontecer com o seu bebê, não se sinta culpada se isso acontecer com seu bebê mamãe, eu já passei por isso várias vezes com meus filhos e mesmo você cuidando bem da higiene do seu filho as assaduras podem aparecer.

Mas afinal mamãe você realmente sabe o que é a assaduras?

A assadura é uma inflamação cutânea causada pelo contato da pele com as fezes e a urina. É uma lesão de pele comum em crianças pequenas, até dois, três anos. A assadura deixa a pele vermelha, levemente inchada e pode evoluir para bolhas e feridas, causando um desconforto no bebê. A assadura é diferente da chamada dermatite. A dermatite é uma inflamação menos densa, é uma descamação da pele, sem provocar coceira ou mal-estar no bebê, ao contrário da assadura.

Assaduras no bebê

São diversos os motivos para aparecer as assaduras no seu filho mas você pode evita-las com as dicas abaixo:

Evitando as Assaduras:

  • A pouca troca de fraldas, os especialistas afirmam que o correto é trocar no mínimo 8 fraldas por dia, nunca deixe esperar a fralda ficar bem cheia de xixi para trocar seu bebê, além de ser incomodo para o seu filho o xixi contém substâncias ácidas que ajudam no aparecimento das assaduras.
  • Se seu bebê for bem novinho, evite usar lenços umedecidos até os 6 meses, mesmo dizendo nas embalagens que não contém alcool etílico, como a pele do bebê é bem sensível na hora de você limpar seu filho com o lenço pode ajudar na formação das assaduras, use água morna com algodão.
  • Compre fraldas de qualidade e com alta absorção para o seu bebê, eu utilizo somente a Pampers nos meus filhos, a linha da Pampers tem a fralda Supersec que é da embalagem vermelha que não é muito cara e é de boa qualidade para o seu bebê. Evite fraldas muito baratas além do material ser inferior pode ajudar e muito nas assaduras, além de ajudar no aparecimento de alergias. Eu já comprei uma vez um pacote de fralda de marca inferior da Pom Pom e me arrependi amargamente, meu bebê ficou com a pele irritada, no final das contas tive que jogar todas as fraldas fora, muitas vezes o barato sai caro e no assunto de fraldas muitas vezes você pode se arrepender.
  • Lave bem a região da genitária do seu bebê, com sabonete hipoalergênico e PH neutro próprio para bebês, após a lavagem seque direitinho principalmente as dobrinhas das pernas e pescoço, não utilize talco apesar de parecer adequado, o produto pode abafar a pele e irritar ainda mais, também há risco de as partículas serem aspiradas pelo bebê. No lugar do talco use uma pomada contra assaduras.
  • Procure não apertar muito a fralda na hora de colocar no seu bebê, pois você fazendo isso irá dificultar na respiração da pele do seu bebê e com isso podem parecer alergias e bactérias, procure deixar a fralda mais larguinha.
  • Você sabia mamãe, que quando o bebê está com a imunidade baixa ele tem mais chance de ter assaduras? Por isso fique atenta se ele ficou com problemas de assaduras logo após um resfriado, virose ou quando os dentinhos começaram a nascer, o cuidado tem que ser redobrado.
  • Se seu filho já tem 1 aninho e já estiver andando deixe ele um pouco sem a fralda para a pele respirar um pouco, ainda mais em dias de calor que as assaduras aparecem mais.

Como tratar as assaduras:

Se você já tentou todas as dicas acima e a pele do seu bebê continuar vermelha, irritada e com pequenas bolhas você pode fazer um tratamento caseiro que eu fiz com um dos meus filhos. É muito simples, a cada troca de fralda e após o banho você passa a pomada de assaduras de sua preferência e depois você passa um pouco de maisena em cima, faça isso em todas as partes do corpo que o seu bebê estiver com a pele irritada exemplo: costas, bumbum, pescoço, coxas e axilas. Faça esse tratamento durante 1 semana, quem deu está dica foi a minha mãe e deu super certo meu filho não teve mais problemas com assaduras.

Apesar de que muitos pediatras falam que não é certo utilizar esses métodos de tratamento caseiros, conheço muitas mamães que fazem e aprovam, eu tinha levado meu filho no pediatra antes e ele tinha me passado uma pomada e não tinha resolvido em nada o problema de assaduras do meu bebê.

Mas converse com o pediatra do seu filho antes, para ver o que ele acha, cada profissional tem uma opinião e métodos diferenciados para resolver o problema de assaduras do seu filho.

Author Description

Laura Diniz Camargo

Sou Artesã, designer no segmento infantil e blogueira, também sou responsável pelo Ateliê de lembrancinhas artesanais Cheirinho Gostoso. Amo meu esposo e os meu filhos Erick e Patrick, no qual foi o maior motivo por ter criado este blog, o meu intuito é relatar as minhas experiências e dicas como mãe e compartilhar com vocês. Nas horas vagas gosto de ficar com a minha família e jogar videogame que é o meu hobby preferido desde criança.

facebook twitter
  • jose batista

    minha filha estar com assaduras muito vermelha e com bolinhas e já faz alguns dias estou lavando ela com sabonete soapex e colocando ipoglós e não vejo muito resultado o que faço me ajudem!

  • Bruna Alves café

    meu filho nunca havia tido assaduras até aparecer os primeiros dentinhos veio tudo junto febre irritação por parte do dente nascendo diarreia e as temiveis assaduras nada dava jeito a unica coisa que resolveu foi a pomada dermodex tratamento porem ela custa em media de 40 a 50 reais e dura pouco… certo dia uma senhora que trabalha na farmacia me indicou uma receita caseira consiste em MISTURAR OLEO DE AMENDOAS DOCE (AQUELE QUE GRAVIDAS USAM PARA EVITAR STRIAS) MAIZENA E QUALQUER POMADA ANTI ASSADURA QUE VC JÁ ESTIVER HABITUADA A USAR deu super certo a assadura cicatrizou em apenas um dia de uso e hj uso no dia a dia para evitar… uma receita simples que deu super certo e ao conta la a pediatra do meu filho ela apoiou a idea!

ÚLTIMOS ARTIGOS

Meu filho caiu e bateu a cabeça, o que fazer?
Meu filho caiu e bateu a cabeça, o que fazer?
Todos nós já sabemos que é normal a criança ter vários tipos de quedas, faz parte de seu desenvolvimento, mas a partir do momento que a criança cai é importante sempre ficar de olho, para ver se não ocorre nada de estranho, como febre, sonolência, tontura e muitas vezes até vômitos. Entre todos os acidentes […]
Visitas incovenientes de familiares após a chegada do bebê
Visitas incovenientes de familiares após a chegada do bebê
O nascimento de um bebê é sempre motivo de alegria e união para toda a família, o bebê é sempre uma grande novidade e é comum familiares e amigos quererem visitar e aproveitar o mais novo membro da família. Porém o que muitos dos familiares mais próximos como a sogra, sogro, cunhada, cunhado ou até […]