Fique alerta com a diarreia Infantil

A diarreia infantil, é algo muito importante que toda mamãe deve ficar alerta, antes de mais nada é considerado diarreia quando a criança faz cocô bem mole ou líquido várias vezes ao dia.Geralmente a diarreia infantil não é grave, mas é fundamental que a criança sempre fique hidratada com soro, caso a diarreia não passe em até 2 dias leve a criança imediatamente ao pediatra.

Outros sintomas podem acompanhar a diarreia como vômitos e febre, caso isso esteja acontecendo com seu filho pode ser um vírus chamado rotavírus ou mais conhecido como virose intestinal, esse vírus é eliminado nas fezes do doente, assim pode ser transmitido pela via fecal-oral ou provavelmente por secreções respiratórias de pessoas infectadas. A água e os alimentos contaminados também podem ser fontes de transmissão do vírus.

É sempre muito importante lavar bem as mãos do seu filho, ainda mais quando ele começar a gatinhar e depois a andar, a criança coloca a mão no chão e depois na boca e isso contrai inúmeras bactérias que podem ajudar para o aparecimento da diarreia por isso sempre fique de olho aonde seu filho estiver colocando a mão. A diarreia infantil pode aparecer também quando a criança começa a frequentar a creche, pode contrair de outras crianças infectadas, ou alimentos contaminados.

Além da diarreia infantil a mamãe tem que ficar de olho se a criança está realmente hidratada, separei alguns sinais que ajudarão a perceber se o seu filho está desidratado:

Sintomas da desidratação infantil:

  • Olhos fundos.
  • Ausência de lágrimas quando a criança chora.
  • Boca e língua secas.
  • Ter muita sede e beber água ou outro líquido muito rápido.
  • Diminuição da quantidade de urina.
  • Em casos de bebês, ocorre o afundamento da moleira

Se a criança apresentar dois ou mais sintomas acima, pode ser desidratação, dê bastante soro para o seu filho, na foto abaixo ensinamos como fazer soro caseiro. Muitas crianças não gostam do gosto do soro caseiro, mas existem soro com sabores de diversas frutas, que talvez seu filho possa gostar.

Como fazer soro caseiro

Quanto tempo dura a diarreia infantil?

Diarreia causada por uma infecção viral geralmente dura de alguns dias a duas semanas, independentemente do tipo de tratamento, o objetivo principal é cuidar da desidratação, seu filho precisa beber bastante líquidos para substituir os que foram perdidos através da diarreia.

Que tipo de alimento devo oferecer ao meu filho com diarreia infantil?

O tratamento principal da diarreia é aumentar a quantidade de líquidos e fazer uma mudança na dieta da criança, mas antes de fazer a mudança na dieta do seu filho, verifique se realmente ele está com diarreia, uma criança com diarreia tem que evacuar no mínimo 4 vezes o cocô tem que estar mole ou líquido. Abaixo segue os alimentos que seu filho deve comer quando está com diarreia:

• Líquidos

Ofereça bastante líquido ou soro para o seu filho para prevenir a desidratação, pode até tomar leite ou água, evite sucos de frutas que talvez possa desencadear ainda mais a diarreia do seu filho. Caso seu filho não queira comer comidas sólidas ofereça somente o leite em vez da água para sustentar mais.

• Comidas Sólidas

Geralmente as crianças quando ficam com diarreia elas ficam enjoadinhas e não querem comer comidas sólidas, mas caso seu filho estiver comendo normalmente, é preciso mudar a dieta para ajudar a prender o intestino. Os alimentos ideais para ajudar a cortar a diarreia são aqueles que contém amido como: arroz, macarrão, purê de batata, pão, bolacha de água e sal, bolacha de maizena, cereais, entre outros.

Assaduras na região da fralda causada pela diarreia infantil

A pele ao redor do ânus da criança pode se tornar extremamente sensível por causa da diarreia. Lave a área, após cada evacuação e passe bastante pomada contra assaduras de sua preferência. Não troque somente as fraldas, dê sempre um banho após as evacuações, e nunca demore para trocar a fralda, a demora alastra ainda mais a assadura, que do ânus pode migrar para o bumbum e genitais da criança

Sempre fique alerta com a diarreia infantil, sempre cuide desde o início, nunca deixe a criança desidratada mesmo que ela não queira comer, sempre ofereça líquido. E se o seu filho estiver com febre alta acima dos 38.0 graus provavelmente ela pegou uma virose intestinal, não perca tempo e leve a criança o mais rápido possível ao pediatra. O vírus Rotavírus (virus intestinal) é o causador de mais de 600 mil mortes em crianças de 1 a 3 anos de idade ao redor do mundo de acordo com uma pesquisa feita pelos EUA. Por isso fique sempre de olho no seu filho mamãe pois todo cuidado é pouco.

facebook twitter

Laura Diniz Camargo

Artesã, designer no segmento infantil e blogueira, fundadora da empresa de lembrancinhas artesanais Cheirinho Gostoso. Ama seu esposo que é o seu grande companheiro e amigo, e o fruto dessa união nasceram 2 filhos lindos o Erick e o Patrick. Dedica as suas experiências como mãe e compartilha dicas e conteúdo de qualidade no Site da Mamãe. Nas horas vagas gosta de ficar com a sua família e jogar videogame que é o seu hobby preferido desde criança.

  • Cleide Miranda

    muito obrigada,este artigo muito me ajudou para a apresentação do meu seminario

  • SILVANA

    AJUDOU MUITO- MINHA FILHA DE 1 ANO ESTA E AGORA CONSEGUI ME ORIENTAR MELHOR. OBRIGADA

ÚLTIMOS ARTIGOS

10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido
10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido
Um bebê recém-nascido traz alegrias e felicidades para toda a família, principalmente para a mamãe e o papai. A mamãe de primeira viagem pode ter medo de cuidar e até mesmo de pegar o bebé recém-nascido o que é natural, afinal eles parecem muitos sensíveis e frageis quando são bem novinhos. Eu mesma com o […]
Casal unido, filho feliz
Casal unido, filho feliz
Ter um filho é maravilhoso, mas também não podemos negar que a vida de um casal, muda bastante após a chegada de um bebê. É importante o casal ser unido sempre, mas muitas vezes o casal passa despercebido e não percebe que estão se afastando e distanciando um do outro. O filho pode ser o […]