Hérnia no umbigo do bebê

Sempre que acontece algo diferente com nossos bebês ficamos preocupadas e queremos saber logo uma solução para resolver o problema ou pelo menos saber mais sobre o assunto, as vezes até você marcar uma consulta com o pediatra demora alguns dias, e muitas vezes não temos paciência de esperar, se você também é assim, pois eu também sou e te entendo direitinho.

Meu filho mais novo de 2 meses o Patrick começou a ficar com o umbigo estufado para fora, fiquei muito preocupada e coloquei a mão no umbigo e senti que parecia uma bexiga apertava e voltava a ficar inchado e faz até um barulhinho estranho, ele não sente dor mas é muito feio esteticamente.

Conversei com a minha mãe e ela disse para colocar uma moeda esterilizada com esparadrapo de farmácia, mas pesquisei e algumas mamães falam que resolve e outras falam que não adiantou nada.

Fiquei na dúvida sobre a moeda e marquei com o pediatra para esclarecer isso. O pediatra falou que não adiantava colocar uma moeda porquê da a falsa impressão que o umbigo volta para o lugar mas não volta e isso incomoda mais o bebê.

No meu bebê a hérnia apareceu porquê ele tem muito gases e quase não solta pum, isso resulta em muita cólica para o bebê, então ele fica forçando a barriguinha, inclusive eu reparei que quando ele não força para soltar pum o umbigo até fica menor, mas quando começa as cólicas ou começa a chorar o umbigo incha muito.

hérnia no umbigo

Esta foto é da hérnia do meu filho da muita aflição ver o umbigo dele desse jeito mas tenho certeza que em breve vai voltar ao normal.

O médico deu a dica para fazer massagens circulares na hora do banho em volta da hérnia e na barriguinha do bebê, infelizmente não tem nenhum remédio para sarar a hérnia, ele disse que o umbigo volta no lugar até 2 anos de idade se não voltar infelizmente tem que fazer uma pequena cirurgia no umbigo para tirar o excesso de pele que ficou para fora.

E você mamãe tem alguma outra dica para compartilhar conosco? A técnica da moeda com esparadrapo ajudou a melhorar o umbigo do seu bebê?

facebook twitter

Laura Diniz Camargo

Artesã, designer no segmento infantil e blogueira, fundadora da empresa de lembrancinhas artesanais Cheirinho Gostoso. Ama seu esposo que é o seu grande companheiro e amigo, e o fruto dessa união nasceram 2 filhos lindos o Erick e o Patrick. Dedica as suas experiências como mãe e compartilha dicas e conteúdo de qualidade no Site da Mamãe. Nas horas vagas gosta de ficar com a sua família e jogar videogame que é o seu hobby preferido desde criança.

Comentários (50)

Deixar um comentário
  1. carolina cardoso, 13/02/2013

    olá eu tive gêmeos e os meus 2 meninos tiveram ernia, e visitei vários pediatras em curitiba até que um me disse para fazer o seguinte: empurrar o umbiguinho do bebê para dentro com o seu dedo indicador(da mãe) e logo em seguida colocar uma fita micropore larga em cima tampando o umbigo e segurando ele pra dentro, repetir isso durante alguns meses até que o umbigo volte todo para dentro, realmente funciona eu fiz e os meus 2 filhos tem o umbigo normal sem ernia nenhuma e não precisram operar, graças a isto. façam que funciona mesmo e não faz mal nenhum ao bebê.

    Responder
    • Laura Diniz Camargo, 13/02/2013

      Olá Carolina,

      Muito legal e importante a sua dica, obrigada! com certeza vai ajudar muitas mamães. É muito bom poder trocar experiências com outras mamães. A hernia do meu filho já diminuiu bastante comparada com o tamanho que está na foto, tenho certeza que logo o umbigo do meu filho vai voltar ao normal!

      Beijos,

      Laurinha

      Responder
    • Karyanne Rosa, 28/05/2013

      Foi a mesma indicação da pediatra do meu filho e está dando certo, o umbigo já está bem menor e só tem 1 mês e meio que estou fazendo.

      Responder
    • ana paula, 10/03/2014

      olá , esta fita micropore tem que trocar todos os dias.ela não machuca a pele do bebe.tem que trocar na hora do banho

      Responder
  2. ANGELA GARCIA, 02/03/2013

    MUITO BOA MESMO ESSA DICA, EU VI E ESTOU FAZENDO COM MINHA FILHA.. NÃO DEIXO ELA SEM O MICROPORE… AINDA NÃO DEIXEI SEM PRA VER SE MELHOROU.. MAS QDO ELA CHORA JÁ NÃO ESTUFA MAIS… SE DEUS QUISER VAI RESOLVER..

    Responder
  3. thamires cristina rodrigues, 13/03/2013

    meninas é muito triste isso né tá me deixando maluca! meu filho ficou com o umbigo perfeitinho, usava faixa, mas comecei a retirá-la quando ele começou a golfar mais, achei que estivesse apertando seu estômago, então nesse mesmo período ele passou por cólicas e chorava daí eu levei um susto com o umbigo pra fora, agora não quer voltar de jeito nenhum, estou colando a faixa de novo, mas nada, vou tentar as fitas micropore, já tentei a moeda no esparadrapo, mas o esparadrapo estava machucando ele! afff! espero que funcione..

    Responder
    • Laura Diniz Camargo, 14/03/2013

      Olá Thamires,

      No meu caso eu não precisei colocar faixa nenhuma, agora meu bebê já esta com 5 meses e o umbigo dele já voltou ao normal graças a Deus.
      Tenha paciência que logo o umbigo do seu filho vai voltar ao normal.

      Beijos,

      Laurinha

      Responder
      • thamires cristina rodrigues, 04/04/2013

        Laurinha eu estou muito preocupada porque coloquei o micropore no umbigo e estava tudo bem até que no outro dia ele tomou aquela vacina de 2 meses e depois do banho eu não retirei a fita, já havia passado algumas horas da vacina e ele começou a chorar demais gritando de dor e o umbigo dele estatelava eu não sabia se era por causa da vacina ou do umbigo logo tirei o micropore e quanto mais ele chorava, mais fazia barulho, dei remédio de dor e aguardei, no outro dia parei de dar o remédio e observei se ele iria continuar chorando de dor, mas ele está bem e não chora, mas agora estou com medo dessa minha atitude ter acarretado pioras no umbigo dele e agora? vc acha que ele chorou pelo umbigo ou pela vacina?

        Responder
        • Laura Diniz Camargo, 07/04/2013

          Olá Thamires,

          O correto era você levar seu filho ao pediatra caso seu bebê continue chorando assim, o umbigo do meu filho também fazia barulhinho quando ele chorava e estava com hernia, mas eu acho que não deve ser por causa da fita não, talvez seja reação da vacina, geralmente o bebê quando toma vacina fica muito enjoadinho e chora bastante, com meus filhos sempre foi assim. Melhoras para o seu bebezinho.

          Beijos,

          Laurinha

          Responder
      • Sarah, 29/05/2013

        Você Usou o micropore, ou voltou ao normal sem você fazer nada!

        Responder
  4. Nathália, 21/05/2013

    O que você fez para voltar ao normal o umbigo. O umbigo do meu filho está igual ao do seu e ele está com 1 mês e 10 dias…

    Responder
  5. Nathália, 21/05/2013

    ?

    Responder
  6. Patricia, 27/05/2013

    Olá mamães!
    Minha filha Lana tem 7 meses e o umbigo dela ainda está estufado,comecei a usar faixa não resolveu,já fiz várias simpatias que me ensinaram e nada,agora me ensinaram empurrar o umbigo pra dentro com o dedo e por uma pequena bolinha de algodão e cobrir com o esparadrapo,já tem uma semana que estou fazendo isso,e parece que realmente vai ter resultado.Fica a dica.
    abraços a todas.

    Responder
  7. Eliane, 27/05/2013

    Nossa vendo este topico me assustei o umbigo do meu filho esta com o umbigo igualzinho…é tão triste e quando chora fica cada vez pior, as vezes tenho a sensação que vai estourar. Morro de medo.
    Fiz a simpatia da moeda e não resolveu nada, vou do micropore para ver se ajuda. Estou confiante.

    Responder
  8. Sarah, 29/05/2013

    Olá, meninas!!
    O umbigo do meu bebê está igual ao da foto! Fico aflita todas as vezes que vou troca-lo!!
    Já fui em 3 pediatras e nenhum me indicou a usar o micropore, ou a moeda!
    Minha proxima consulta é em jul/13…não aguento esperar…
    Minha mãe quer colocar o micropore com a bolinha de algodão…alguém me indica?

    Muito obrigada!

    Responder
  9. Juliana, 04/06/2013

    Minha menina tbm está com o umbigo saltado, não usei a faixa no resguardo e agora saltou, não está como a foto, mas está feio… então comecei a dois dias com a faixa e com a moeda junto… o pediatras falou para não colocar nada desde quando o umbigo havia caído, agora vou colocar por conta mesmo…. não quero esperar para ver se volta sozinho rs… antes de colocar a moeda e faixa estava usando micropore e tinha visto melhoras, mas resolvi mudar porque falaram que assim é melhor ainda.

    Responder
  10. Ana Carolina Pereira de Lima, 09/06/2013

    Meu baby tb ta com o umbigo estufado, e to muito aflita o pediatra falou pra nao por nada pois aperta a barriguinha dele e impede a digestao do leite materno, entao falaram para eu por o micropore e a faixa, entao ontem a noite coloquei e vou ver se vai dar resultado… ah tb por de o bb e bruco e bom tb, pois fortalece o musculo da barriguinha deles… bom vou esperar pra ver se vai dar certo, mais to muito preocupada quando ele chora parece que vai estoura… ai mamaes me de algum conselho pra me ajudar ai… obrigada…

    Responder
  11. PATRICIA, 14/06/2013

    MINHA FILHA TE 2 ANOS E 9 MESES E O UMBIGO DELA É UM POUCO ESTUFADO N COMO A DA FOTO MAS É UM POUCO ATÉ HOJE NENHUM PEDIATRA FALOU SE TEM HERNIA E ACABEI FICANDO PREOCUPADA VOU MARCAR E PERGUNTAR

    Responder
  12. vanesas, 20/06/2013

    ai gente meu bebe vai fase 3 meses o umbigo dele também ta assim parece uma bechiiga tava ficando bonito mais foi na crise de colica mais vou voloca a fita depois falo a tem que troca as fitas todos os dia???

    Responder
  13. Rubia, 29/07/2013

    Mamães, minha preocupação em colocar a fita microporosa é na hora do banho, aquela fita é muito ruim de tirar, vcs retiram toda vez do banho? Com água mesmo consigo retirá-la??? obrigada

    Responder
  14. vanesas, 01/08/2013

    oii meninas vim agradeçer pela dica o umbigo do meu baby ja ta ficando bonitinho graças a fita faço uma bolinha no algodão e coloco bjos fasam que funciona .

    Responder
  15. veronica, 14/08/2013

    Minha filha estava com o umbigo estufado, fiquei muito preocupada porque estufou o umbigo todo mesmo, ate que minha sogra viu, e sugeriu que eu colocasse uma moeda de 25 centavos enrolado em gases esparadrapo e uma faixa ate que agora esta voltando normal, graças a Deus.

    Responder
  16. veronica, 14/08/2013

    Já coloquei com essa fita microporosa mais pra tira e muito ruim ate que descobri que pra tira a fita ,e as marcas que ela deixa e usa vaselina.

    Responder
  17. erica, 28/08/2013

    oi mamaes. minha filhotinha, a melissa apresentou a hernia com 1 mes. parecia que o umbigo ia ficar normal, mas ai eu percebi essa protuberancia no umbigo. realmente a pedriatra falou pra nao fazer nada e esperar ate 4 anos porque as vezes volta ao normal. to colocando um botaozinho do tamanho do umbigo envolto na gaze e usando micropore. nao ta tao alto, mas quando ela faz força, estufa dinovo. vou tentar fazer a dica do algodão com micropore. ah, é bom saber da dica da vaselina pra tirar as marcas do micropore…realmente esperar daqui a 2,3,4 anos é sofrido. e pensar em cirurgia, pior ainda. melhoras aos bebes e bjos pra todas.

    Responder
  18. Sarah, 28/08/2013

    Meninas,
    Estou escrevendo para ajudar a todas!!
    O umbigo do meu filho, aos 2 meses, estava maior que o da foto! Do tamanho de um limão, e quando fazia força ainda aumentava…parecia que ia estourar!!
    Fiquei desesperada!! Entrei aqui no site e pensei, realmente pensei, em colocar um botão, moeda, e tudo o que as mamães aconselhavam.
    Meu pediatra foi muito enfático em dizer que nao fizesse NADA, pois ia voltar ao normal com o tempo. mas eu não estava satisfeita… Então levei o meu bb a cirurgião pediátrico,e ele também me aconselhou a não colocar NADA.
    Seguem as explicações:
    - Não adianta colocar nada, pois só vai aliviar visualmente. O que fui aconselhada foi a cobrir ( usando a própria roupinha, como boddys, ou bermudas mais altas) pois as pessoas não viam, e portanto paravam de dar palpites!
    - A cura acontece de dento para fora, e nao de fora para dentro…não adianta!
    - o bb nao sente NADA, portanto, não precisa se preocupar com isso;
    - o uso de alguma coisa externa podem acarretar em prensa do intestino ( sim, é o intestino que fica para fora, e por isso se mexe), o que poderá desencadear uma cirurgia de emergência;
    - o médico já viu diversas mamães mais angustiadas com o ferimento que o microfone pode causar, com a retirada diária…esta pele é muito sensível!
    - o importante é verificar o diâmetro interno do orifício…maior que 2 cm, pode ser indicativo de cirurgia, mas nada de pânico: até os dois anos 90% dos umbiguinhos voltarão ao normal.
    Percebi que por estética poderia estar colocando objetos que ao invés de ajudar, poderiam piorar a situação…acalmei então o meu coração e esperei! Hoje com 4 meses, meu bb já esta com o umbigo BEM MENOR, apenas com pele, e quase normalzinho,e tenho certeza que ira fechar, pois o orifício esta cada vez menor!!

    Espero ter ajudado!

    Responder
    • ana paula, 10/03/2014

      minha filha tem 1 mês e 21 dias , e ela esta com o umbigo estufado, e eu levei ela no pediatra hoje, e a medica disse para mim que é hérnia. e com 2 anos ela vai fazer uma cirurgia. ela não me disse que com o tempo o umbigo fica bonitinho di novo.

      Responder
  19. Cintya Amorim Alves Sales, 11/09/2013

    olá… obrigada pelas dicas. Tenho um bebê de 6 meses e há um mês percebi que o umbigo dele estava estufando, então procurei o medico, nem foi pediatra pois na minha cidade não tem. Ele me disse pra colocar um botão envolto com esparadrapo e por faixa umbilical bem apertada. Estou colocando uma moeda de 0,25 centavos envolta de esparadrapo e a faixa. Está resolvendo. Meu bebê teve cólicas,mais nunca foi de chorar, ele é sim muito ativo, não quieta. O médico disse que é por isso. Estou tentando, pois ele teve um umbigo bem curadinho, ficou bem fundo, mais quando começou a estufar entrei em desespero. Obrigada. Bjos

    Responder
  20. Fabiana, 20/09/2013

    Sarah, vc me deixou mais calma. Tenho uma menina de 1 ano e 5 meses, seu umbigo não é estufado, achoq tem excesso de pele. Mesmo, assim, será q até 2 anos entra?

    Responder
    • Sarah, 24/09/2013

      Fabiana,
      O ideal seria vc levar a um cirurgião pediátrico…mas pela convenção, caso seja necessária cirurgia, só ocorrera após os 2 anos…então deixa a preocupação de lado ate os 2 anos, e aproveita a tua bb…isso é apenas estética…e hoje em dia tudo tem jeito!
      Bjos

      Responder
  21. Silvia, 26/09/2013

    Muito bom as informações ,sou vovó de um nenê de quase dois meses( nasceu 12/08/13) e estava muito preocupada com umbigo dele, pois, também esta bem estufado e duro, a minha filha e muito cuidadosa.
    Obrigada por todas experiências!
    E por você Laura Diniz Camargo, muito útil esse site!
    Um abraço a todas mamãe e vovós!

    Responder
  22. Ana Paula Sousa, 16/10/2013

    Meu filho está com 2 meses e meio e estou usando a moeda mas não está adiantando nada, já tinha usado a faixa antes e nada também. Vou tentar a fita micropore pra ver se resolve. Temos que ter paciência e é bom saber que não estou sozinha nessa caminhada.

    Responder
  23. Nessa, 05/11/2013

    minha erma tem uma hérninha asima do umbigo

    Responder
  24. sarah, 12/11/2013

    ola meninas minha filha está com 2 mêses eo umbigo dela está estufado eu na verdade já coloquei a faixa a moeda e nenhum adiantou agora vou tentar a fita micropore e estou muito esperançosa, obrigado pela dica.

    Responder
  25. Larissa, 18/11/2013

    Bom meninas, minha filha vai fazer 2 anos, e ela tem o umbigo saltado. O pediatra recomendou que eu afunde o umbigo com o dedo, e em seguida coloque o micropore, fazendo um x em cima do umbigo. Ele disse que não pode colocar o micropore na horizontal. E para trocar a cada 2 ou 3 dias, pois se trocar o micropore todos os dias, irrita a pele da criança. Bjs…

    Responder
  26. bruna, 06/02/2014

    meu bebe nasceu com hernia o umbigo dele caiu mais ele so estufa quando ele chora;gostaria de saber se eles sente dor pois minha tia falou que doi

    Responder
  27. ayriane, 11/02/2014

    minha filha tem 2meses e tem ernia umbilical gostaria d saber se posso usar esse micropore e se uma d vcs ja usaram na filha d vcs e deu resutado?

    Responder
  28. kelly sandes, 14/03/2014

    olá gente , tenho uma bebe de 2 meses , sou mãe de primeira viagem , quando ganhei minha filha , tão tive ninguém para me ajudar , pq minha familia mora longe , cuidei do umbigo da theodora como a enfermeira ensinou , limpava com álcool 70 e cotonete , ele caiu , mais ficou tipo uma bolinha , ja levei e 3 pediatras e me falaram q não é hernia , e que ia ficar normal , mais ate hj não mudou nada .. não sei oq fazer !!!!!

    Responder
  29. solange, 18/03/2014

    Meu bb tbm tem érnia coloquei o micropore e retiro com o oleo jonson para não machucá-lo .Passa e espera amolece sai fácil.

    Responder
  30. Sara, 06/04/2014

    a minha bebê ficou também criou uma hérnia e ficou muito feio o umbigo dela, a pediatra disse que iria voltar ao normal em 2 anos, mais disse a ela que não suportava olhar para o umbigo dela, feio daquele jeito, ai e ensinaram a colocar a moeda enrolada no esparadrapo, usei 2 meses, o umbigo ficou fundinho bem bonito valeu a pena eu ter usado a moeda, aconselho qualquer mamãe a usar, só tirar pra dar banho.

    Responder
  31. Alessandra, 08/04/2014

    Olá, meu filho tem uma ano e dois meses, seu umbigo é um pouco saltado para fora, acho que é só a pele mesmo, mas já usei a faixa e a moeda, parece que diminuiu, mas a escola pediu autorização do medico para usar e o meu pediatra ja recomendou uma avaliação com o cirurgiao, to super preocupada não quero fazer a cirurgia tenho medo. Vou tentar o micropore.
    Obrigada pelas dicas.
    bjs

    Responder
  32. Joana, 28/04/2014

    Ola mães, eu sou de Africa (Mocambique), mãe de primeira viajem, o meu bebe já com 3 semanas o seu umbigo começou a inchar, procurei saber dizias que não nada, era só por moeda que passava. Por acaso coloquei a moeda mais criou feridas e deixei, e o pediatra disse que não era nada e que com o tempo passaria. Porem a dias minha Irma ligou-se e disse que tinha que voltar ao medico porque poderia ser hérnia umbilical, por isso por isso comecei a pesquisar na net para perceber melhor sobre o assunto e felizmente encontrei esse site, vou a partir de amanha experimentar as dicas aqui deixadas, espero que resulte porque esta muito feio o umbigo do meu lindinho. Bha

    Responder
  33. Marcos Fernando Andrade, 05/05/2014

    Gostaria de compartilhar uma experiência! Tenho um filho de 9 anos, o Gustavo Henrique e uma filha de 1 ano e 10 meses, a Sophia Helena. Ela há alguns dias começou a colocar o dedo no umbigo e fui atrás para saber o que era, inclusive minha esposa perguntou para a pediatra, mas não descobrimos nenhuma informação considerável até hoje….pois na última quinta-feira ela começou a apresentar febre alta, na sexta-feira levamos ela ao ps mas não conseguimos descobrir e ontem levamos ela novamente e após um exame de urina descobrimos que ela estava com infecção de urina. Então fica a dica de ir atrás, verificar a fundo o motivo de o bebê estar mexendo muito no umbigo, pois a Sophia como ainda não fala muito, não disse nada sobre o umbigo, nem se doia para fazer xixi, mas graças a Deus agora ela foi medicada com antibiótico e já está melhor.

    Responder
  34. Joana, 06/05/2014

    Ola pessoal, mas uma vez aqui estou, agora para agradecer as dicas, o truque da moeda está resultando na hérnia do meu bb, comecei na semana passada e esta surtindo efeitos, espero que continue assim. Por isso mamães, vale a pena tentar. Bha

    Responder
  35. Francisca v.d.c, 09/05/2014

    Adorei as dicas me deu muitas chances de pensar no assunto obrigado pessoal mamaes de palntao obrigado sarah pela a sua dica#

    Responder
  36. Gleise, 23/05/2014

    Ola Pessoal tenho um bb de 1 mes o umbigo dele estufou por conta dos choros e da inquietação q ele tem por conta do refluxo, estava desesperada pos o umbigo ta muito alto vou começar a fazer o truque da moeda Obrigado pelas Dicas mamães…

    Responder
  37. Ednaldo Dias Ruiz, 02/06/2014

    ola td bom….
    Gostaria de saber uma dica sobre o meu filho,
    ele não consegue mais dormir, chora muito, fica se retorfendo de dor direto, com muitas colicas, so que faz cocó normal, ou seja cada Pum, enche as fraldas, isso com intervalo mais ou menos de 2 ou 3hrs..
    Com tudo isso o umbigo dele é alto por um recem nascido de 46 dias de vida…
    estou fazendo a receita da moeda com faixa mais não esta resolvendo , não esta abaixando…
    no-então qual a dica que voca me da…

    Responder
  38. neidy, 07/06/2014

    minha filha vai fazer dois mês, e o umbigo dela esta estufado a médica dela falou que não adianta colocar nada.coloquei o botão e fiquei com medo e tirei o faço

    Responder
  39. Cristiane, 18/06/2014

    tenho uma filha de 5 anos, Ana Clara, ela tem o umbigo um pouco saliente, não como na foto, será que colocar a moeda dará certo com a essa idade?

    Responder
  40. Amanda, 03/07/2014

    o umbigo do meu filho deu nossa gente é mto ruim da uma dó… e tem pessoas as vezes vê e fala noooosa o q é isso credo… nossa me da uma raiva… essas pessoas q nao sabe de nada nao é estudada o pediatra do Gustavo disse q é normal, me explicou tudo disse q existe 2 tipos d hernia essa igual ao seu a do meu filho ta igualzinhaa.. e uma outra q tem q fazer cirurgia mesmo.. mas a maioria e essa herninha… ate 2 anos some,, mas ele dissi q some bem antes elas falam p esperar ate 2 anos p fazer cirurgia se nao sumir… uma conhecida minha o bb dela sumiu com 9 meses…. meu baby vai fazer 3 meses agora é esperar…

    Responder

Deixar um comentário

Voltar ao topo
(nunca será compartilhado)

ÚLTIMOS ARTIGOS

10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido
10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido
Um bebê recém-nascido traz alegrias e felicidades para toda a família, principalmente para a mamãe e o papai. A mamãe de primeira viagem pode ter medo de cuidar e até mesmo de pegar o bebé recém-nascido o que é natural, afinal eles parecem muitos sensíveis e frageis quando são bem novinhos. Eu mesma com o […]
Casal unido, filho feliz
Casal unido, filho feliz
Ter um filho é maravilhoso, mas também não podemos negar que a vida de um casal, muda bastante após a chegada de um bebê. É importante o casal ser unido sempre, mas muitas vezes o casal passa despercebido e não percebe que estão se afastando e distanciando um do outro. O filho pode ser o […]