Meu filho não quer comer comida, e agora?

Seu filho faz birra na hora de comer? Só quer comer tranqueiras? Eu sei muito bem o que é passar por isso mamãe, com meu filho Erick de 1 aninho. Até os 11 meses comia de tudo qualquer tipo de papinha, frutas sempre com muito gosto e ainda sempre queria mais.

Depois que ele completou um aninho e começou a experimentar outros sabores, ficou muito chato para comer comida, tentava de tudo para ele comer, fazia aviãozinho, colocava ele em frente a tv, ele chegava até a derrubar o pratinho de comida dele no chão. Eu ficava desesperada e até nervosa com as birras dele.

E o mais engraçado é que ele fazia todas essas birras, só para comer o danoninho ou tomar suco, que oferecia sempre logo depois que ele almoçava ou jantava. Ele trocava o almoço para comer tranqueiras, como iogurte, bolachas e pão. No desespero de não ver meu filho com fome acabava sedendo.

Levei meu filho a uma nutricionista, e perguntei como eu deveria fazer para meu filho comer a comida. Ela disse que essa atitude que ele faz de não querer comer a comida é normal, nessa fase eles comem menos porquê querem mais a nossa atenção, e eles não são nada bobos e sabe o quanto nós damos importância a refeição.

E eles com certeza preferem comer tranqueiras, então a doutora falou que eu teria que ser persistente, ter muita paciência e mudar o hábito alimentar dele, e o principal ter sangue frio para deixar ele com bastante fome. Mas porquê deixar meu filho com bastante fome? Simplesmente pelo fato de que você mamãe, der alguma bolachinha ou pão de manhã junto com o leite, com certeza na hora do almoço ele não vai querer comer a comida, ou se comer vai comer muito pouco.

A doutora falou que o correto é comer de 3 em 3 horas, na parte da manhã oferecer somente o leite, ou uma fruta e na hora do almoço oferecer a comida, se mesmo assim ele não quiser comer a comida no horário do almoço, não dê danones, iogurtes, sucos, bolachas, etc. Deixe ele fazendo birra e ofereça a comida mais tarde. Com certeza a fome vai apertar e ele vai comer.

Meu filho Erick com 1 aninho

Esse é meu filho Erick com 1 aninho e 2 meses

Somente depois que seu filho comer, você oferece o suco e uma fruta que seu filho goste, é muito importante que você não insista se ele não quiser comer, pois isso só vai deixar seu filho fazendo mais birras e você mamãe vai ficar mais estressada. Na parte da tarde você pode oferecer o iogurte ou danoninho e na janta você pode fazer uma papinha com frutas. A doutora me falou que a noite nunca se deve dar comidas pesadas, como o pão por exemplo, isso só faz mal para seu filho além de engordar.

Confesso para você mamãe que foi muito difícil fazer meu filho comer comida, ele já estava muito acostumado a comer algumas tranqueirinhas, não foi nada fácil aguentar as birras dele, mas depois de muita persistência amor e carinho finalmente ele comeu toda a comida. De vez em quando ele come algumas tranqueirinhas mas procuro sempre alimentá-lo com comidas saudáveis, como frutas e verduras e o principal nunca de refrigerantes, a doutora disse que engorda muito, sempre ofereça sucos de preferência os naturais.

É importante que você leve seu filho a uma nutricionista especializada em dieta infantil para ela fazer uma dieta adequada, pois cada criança tem um metabolismo diferente. E o principal mamãe, nossos filhos são o nosso espelho, se você comer mal seu filho também irá comer, pode perceber que tudo que você experimenta seu filho também quer, falo por mim, eu adoro comer besteiras, afinal quem não gosta né? Mas tive que me conter para melhorar a alimentação do meu filho e só tive a ganhar com essa mudança, na vida dele e na minha.

É importante que você mude seu hábito alimentar também, além de ser mais saudável, você vai ver como vai ser gratificante seu filho comendo bem e o principal com saúde. Na foto acima, é o meu buchechudinho o Erick tirei esta foto logo depois que ele almoçou.

O que você fez para seu filho se alimentar melhor? Participe!

facebook twitter

Laura Diniz Camargo

Artesã, designer no segmento infantil e blogueira, fundadora da empresa de lembrancinhas artesanais Cheirinho Gostoso. Ama seu esposo que é o seu grande companheiro e amigo, e o fruto dessa união nasceram 2 filhos lindos o Erick e o Patrick. Dedica as suas experiências como mãe e compartilha dicas e conteúdo de qualidade no Site da Mamãe. Nas horas vagas gosta de ficar com a sua família e jogar videogame que é o seu hobby preferido desde criança.

  • Cibeli

    Oi Laura, isso tudo que vc diz no artigo acima e a mais pura verdade, minha princesinha de 1 ano não quer comer mais como antes, ela prefere uma sopa do que o arroz e feijão, esta dificil, eu sou Nutricionista, mais mesmo assim, não e fácil, os avós e pai muitas vezes não ajudam muito …

    Mais com muitaaaaaaaa calma eles acabam comendo…

    • http://www.cheirinhogostoso.com Laura Diniz Camargo

      Olá Cibeli tudo bem?

      Realmente tem que ter muita calma para as crianças comerem a comida.O que você falou também é a pura verdade os avós acabam atrapalhando bastante na dieta, meus pais adoram dar tranqueiras para o meu filho de vez em quando rs.

      Agradeço a sua visita,

      Beijos,

      Laurinha

    • Elinaina

      Boa tarde Cibele?
      Gostaria que vc que me enviasse um e-mail me orientando o que fazer já que é nutricionista.
      Meu filho fica o dia inteiro com a avó, na maioria das vezes come sopa de macarrão com cenoura e agora esses dias que estou de ferias ele não quer comer a comida e fica dando uma birra horrivel, o que devo fazer??? estou desesperada!!!

  • Sheila

    Nossa, eu pensava que era coisa minha, mas percebi que não. Quando meu filho de 2 anos não quer comer fico triste. Quando ele come toda a comida do prato fico realizada. rsrsrsr

    • http://www.cheirinhogostoso.com Laura Diniz Camargo

      Oi Sheila tudo bem?

      É verdade..quando meu filho come toda a comida eu fico super feliz também, dou até uma bolachinha ou um doce que ele gosta. Agora ele só come tranqueirinhas quando almoça e janta direitinho.

      Beijos,

      Laurinha

  • Tânia

    Meu filho tem 1ano ao 6 meses comesou a se alimentar desde os 8 meses ele não quer comer comida, faz birra e grita , gospe doda a comida , fico com dó e acabo dando suco e biscoito , já levei na nutricionista ela passou uma dieta no qual não foge muito doque eu já fazia , pois o problema é que ele nem quer expremeitar a comida ele empurra não deixa por na boca, preciso de ajuda ,tenho medo de deixar ele sem comer?

    • http://www.cheirinhogostoso.com Laura Diniz Camargo

      Olá Tânia tudo bem?

      Eu não sou especialista no assunto de fazer a criança comer, procuro passar a minha experiência com meus filhos para outras mamães. Não sei se você tem o costume de ver a Super Nanny no SBT mas em um dos episódios que eu vi, ela mesma falou que quando a criança faz birra para comer, você não deve força-la a comer, simplesmente não dê nada uma hora a fome vai bater você pode ter certeza. Como falei no meu artigo o meu filho também só queria comer tranqueiras, foi difícil mas ele aprendeu a comer a comida, mas é assim se eu der uma bolachinha um suquinho ele já perde o apetite e não almoça e nem janta. Este foi o único jeito que consegui para fazer meu filho mais velho comer comida. Faz o teste para ver, tem que ter sangue frio porquê eu sei que não é nada fácil, mas é melhor ser assim do que nossos filhos comendo bolachas, salgadinhos e comidas que não são saudáveis e ajudam e muito a criança ser obesa futuramente.

      Agradeço a sua visita e o seu comentário,

      Boa Sorte!

      Beijos,

      Laurinha

  • Carla

    Mães… estou desesperada, tenho um filho de 2 anos e 9 meses e até hoje não consegui fazer com que ele coma a comida. Aos seis meses comecei a fazer a papinha de verduras e legumes, ele comia muito bem, também aceitou bem as frutas. Eu passava a papinha na peneira conforme pediatra me recomendou. Passado certo tempo recomendou que eu só amassasse com garfo a comida assim ela ficaria mais grossa, então, foi aí que não deu certo. Meu filho começou a recusar a comida, parece que a comida não passava na garganta dele, dava vômitos, daí voltei a passar a comida na peneira assim, ele voltou a comer. E foi assim até completar 2 anos, quando eu deixei definitivamente de dar a papinha e passei a por a comida inteira no prato dele, e a partir de então nunca mais quis comer comida. Já tentei de tudo. Hoje já faz 9 meses que ele não come. Passa a base de leite com mussilon, as vezes come pão com queijo. Gostava de frutas e sucos, hoje nem isso. Não sei o que fazer….preciso de ajuda!

    • Luciana

      Eu estou na mesma situação da Carla, Meu filho de 2 anos nao quer comer comida de sal de jeito nenhum. ele comia a comida amassada até uns 30 dias atras agora nao quer de jeito nenhum nem amassado nem sem amassar. Ja deixei ele sem comer durante uma refeição e outra e nada só pede besteira. Deixei pra ver até onde ia e ficou até as 17:00 da tarde sem comer nada e quando fui dar a comida nao quis. Só pede suco, bolacha, iogurte e achocolatado. nao sei o que fazer.

  • Angela Maria Barbosa Ricardo

    Boa Tarde Adorei o site!!!
    Mais não sei o que fazer tenho uma sobrinha de 05 anos e não consigo fazer com que ela coma comida..Já deixei ela com muita fome mais não adianta..Estou dando uma vitamina para ela mais ate agora nada… Estou perdida e não sei o que fazer???? Alguém teria alguma dica??

    • jennifer

      meu filho tem tem 2 anos e nao come comida de jeito nenhum eu chego ate a perder a paciencia ele chuta bate cospe eu ja nao sei o que fazer alguem tem alguma dica ele ja tomou vitaminas das mais caras demora mas faz efeito so que nao dura muito e a pediatra disse que nao pode ficar dando sempre agora vou tentar nao comprar besteiras pra verse assim ele como porque eu nao resisto ele faz muita birra e pirraça e eu acabo dando o biscoito de chocolate sem contar que ele so quer tomar nescau nada de fruta suco ou qualquer coisa saudável socorrooooooo!!!!

      • jennifer

        a vitamina demora um pouco para fazer efeito de preferencialmente 1 hora antes do almoço ou jantar .

      • ADRIANA

        Estou na mesma situação, meu filho vai fazer 3 anos e nao come comida de jeito nehum, na escolinha as vezes sopa, mais em casa nem isso, s[o quer saber de bolachas, danones e chocolates e pao co manteiga. Qdo ele tinha 1 aninho comia normalmente, depois disso nada. Fico muito preocupada pois ja esta a 2 anos tomando vitaminas e Mucilon agora Nutren Kids, e nada disso resolve. ALGUEM POR FAVOR ME AJUDE!

        • janaina Matias Esteves

          meu filho tem 2 anos e 3 meses e come muito bem só sopa batida no liquidificador se amassar nem pensar da ansia e nao come nada. Arroz e feijão ele nem quer ver. O que fazer?

  • Lise

    Socoroooo… Meu bebê esta com 9 meses mama no peito, não quer comer papinhas salgadas e doces, sucos mesmo já fiz vários e mesmo assim não aceita bem, quando ofereço até come 3 colherinhas, não mais que isso e faz ânsia de vômito. O que devo fazer? Alguém pode me ajudar? É comum acontecer isso com bebês dessa idade? Quanto ao peso ele esta super bem. Mesmo assim estou preocupada. Se alguém puder me ajudar por favor…

    • Ana Paula

      Olá Lise, não fique preocupada… Seu bebê acostumou com leite, mas aconselho o seguinte insista na papinha, brinque ao alimenta- lo tornando divertido, no começo e super normal ele rejeitar, mas dê pouca qtidade e sempre que vc for alimenta-lo novamente aumenta uma colherzinha, no decorrer ele vai se acostumando, mas vc tem que ter bastante paciência. Paula

  • Lise

    Socoroooo… Meu bebê esta com 9 meses mama no peito, não quer comer papinhas salgadas e doces, sucos mesmo já fiz vários e mesmo assim não aceita bem, quando ofereço até come 3 colherinhas, não mais que isso e faz ânsia de vômito. O que devo fazer? Alguém pode me ajudar? É comum acontecer isso com bebês dessa idade? Quanto ao peso ele esta super bem.

  • Ana Paula

    Nossa vc descreveu o que está acontecendo comigo e minha filhinha. .. Quero agradecer pela sua postagem e desde já vou seguir suas orientações. Muito obrigada, Paula

    • http://www.cheirinhogostoso.com Laura Diniz Camargo

      Olá Ana Paula ,

      Não precisa me agradecer, eu que agradeço a sua visita no meu blog. É muito interessante nós mamães compartilharmos as nossas experiências,ainda mais nesta fase que a criança não come direito é importante ter paciência e dedicação que com o tempo ela com certeza vai comer direitinho.

      Beijos,

      Laurinha

      • Ana Paula

        Vc foi D+, fiz direitinho o que vc disse e minha bonequinha está comendo, acredita!!! Hj mesmo ela até repetiu… Beijos e muito obrigada!

        • http://www.cheirinhogostoso.com Laura Diniz Camargo

          Olá Ana Paula,

          Ficou muito feliz que a minha dica deu certo, só foi com essas dicas que consegui fazer meu filho comer direito. Que bom que a sua princesa está comendo bem, é muito importante a criança se alimentar corretamente para o seu bom desenvolvimento.

          Beijos,

          Laurinha

  • sandra

    olá meu filho tem dois anos e há tres meses parou definitivamente de comer comida nao sei mas o que fazer ,o pediatra me sugeriu pra deixar ele com fome e nao dar mamadeira até ele comer mas tentei e ele ficou oito horas sem comer nada e nao quiz a comida, e ele tem dificuldade de comer coisas diferentes .so´quer saber de mamadeira .

    • Ana Paula

      Bom dia mamãe, minha bonequinha completou 1 e 7 meses e resiste em comer comida, então estou usando uma estratégia que está dando certo aos poucos. .. Deixe seu bebê comer sozinho, não faça papinha, prepara comida normal leve, como arroz, mandioca cozida e etc e deixa ele a vontade, se vc precisar fazer algo na cozinha por exemplo, coloque ele no chão e converse com ele normal, assim vc vai ajudá-lo a conhecer seus gostos e aos poucos tornando-se independente. Abs, Paula

  • kalinne mirelle mendes

    meu filho tem 3 aninho ele estuda pela manhã, eu acordo ele ás 7:20 p dar banho tentar dar café a ele porque ele não gosta de tomar café ofereço de tudo conto histórias mesmo assim não consigo muita coisa na hora do almoço e outro sufoco porque ele dar birra não que o alimento oferecido ás vezes eu mim desesperos mas agora vou abordar suas dicas bjssss

  • Andreia Marques

    Oi Laura descobri seu site por acaso, estou muito preocupado mesmo com meus filhos, tenho um de 4 anos e outro que vai fazer 2 em dezembro eles nao comem vegetais nenhum tento esconder no arroz quando comem porque a comida eh muito dificil eles tambem so querem bobeira ja tentei de tudo tambem, estou muito desesperada.

  • Débora Cristina Soares de Medeiros

    Me ajude o meu filho tem três anos e ele não que comer comida de sal,ja tem dois messes que ele não come comida só que come pesteira só que miojo,danoninho,salgadinho e chocolate só pesteira que ele que come? O que eu faso pra ele Vouta a comer comida de novo me ajude eu estou desesperada não sei o que fazer me ajude presizo muito bjs..

  • Débora Cristina Soares de Medeiros

    Antes ele comia direitinho comida mais de repente ele não que mais! Só que pesteira e ele e magrinho só tem treis aninhos e ele já ta perdendo peso o que eu devo fazer me ajude o meu filho precisa dê ajuda obrigando …

    • Débora Cristina Soares de Medeiros

      A eu esqueci de fala que ele toma muito suco na mamadeira,só toma o suco tangui sem açúcar que eu faço se eu faço suco de fruta mesmo ele não quer conheci o sabor só que de tangui até maçã que ele gostava ele parou de come! fruta o que eu devo fazer me ajude já não sei o que fazer.

  • jossiele

    Oi meu filho tem 1 ano e 3 meses e não tem jeito que faça ele comer comida salgada….não sei mais o que fazer o pediatra diz ser normal….

  • MARY

    Estou apavorada minha filha de 4 anos não come frutas faz ansia de vomito e na comida se tiver algum sinal de verde alface ou legumes ela simplesmente vomita tudo… já tente fazer pratos decorados … com as frutas passar no chocolate e nada se ela perceber que após comer o chocolate tem fruta gospe fora ou vomita. E na escolinha não come nada acabo mandando biscoito e suco de caixinha. Preciso de ajuda… urgente

  • jorge

    ola meu filho tem 1ano e 9 meses e nao q/ saber de comer ele ate comia frutas agora nem isto quer mas ele ficou enternado com problema de bomcrite e depois q/ saiu do hospital nao quis comer mas as frutas comida entao sem chance o q/ fazer se tantar dar comida p/ ele faz a maior choradeira grita rola no chao mas besteira e com ele mesmo chocolate bolacha e a tal mamadeira a famosa tete oq/ fazer

  • Débora Rocha

    Olá, meu Filho tem 01 ano e 03 meses, não aceita a comida, tira da língua, é até engraçado, mais eu sei que ele precisa comer, procuro fazer a comidinha dele bem saudável, mas nada, só a mamadeira, e tem dias que nem a mamadeira, não quer saber de nada, ele começou até perder peso, não sei mais qual orientação seguir…

  • Tania

    Prezada Laura,
    Estou na mesma situação que muitas mamães por aqui e não sei mais o que faço! Meu filho tem dois anos e 11 meses e não quer comer comida de sal nem por um decreto! Pior, não existe negociação que o faça nem experimentar! Quando resolve comer, só come arroz puro depois de muita negociação… Teve uma grave pneumonia em março desse ano ficando internado 18 dias… Não gosta de feijão, de nenhum tipo de carne, nem de verduras, nem legumes, nem sopas, nada de sal. Vive à base de Sustagen ou Nutren, mingau só toma dormindo. Gosta de cuscuz, pão, biscoitos, barra de cereal (só as de chocolate), e outras besteiras. Ele não gosta nem dos lanches dos fast-foods de shoppings que as crianças adoram! Já pedi socorro ao pediatra e já levei numa nutricionista. O segredo, que já vi aqui no site também, é deixar com fome… Já deixei com fome e na hora que quer comer não aceita a comida de jeito nenhum, aí já se passaram várias horas e já chegou a noite…. Para não deixar dormir com fome, tenho que ceder à Sustagen. Estou sem poder trabalhar porque já que não come, não pode ficar em período integral na escola… Estou estressada, descontrolada, depressiva, nervosa, ansiosa e sem saber mais como agir! Pelo amor de Deus, me ajude!

  • valdete goncalves de almeida

    meu filho tem 3anos e nao come comida de sal so frutas , pao leite e biscoito ja tentei de tudo ele ja ficou 2 dias fazendo jejum e nao aceitou alimento.

  • Socorro Bessa

    to pra ficar louca meu filho de 2anos e 9 meses, não quer comer ta perdendo peso,ele tem colesterol alto,fico desesperada pq ele nao quer nada .. invento de tudo e nada.

ÚLTIMOS ARTIGOS

10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido
10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido
Um bebê recém-nascido traz alegrias e felicidades para toda a família, principalmente para a mamãe e o papai. A mamãe de primeira viagem pode ter medo de cuidar e até mesmo de pegar o bebé recém-nascido o que é natural, afinal eles parecem muitos sensíveis e frageis quando são bem novinhos. Eu mesma com o […]
Casal unido, filho feliz
Casal unido, filho feliz
Ter um filho é maravilhoso, mas também não podemos negar que a vida de um casal, muda bastante após a chegada de um bebê. É importante o casal ser unido sempre, mas muitas vezes o casal passa despercebido e não percebe que estão se afastando e distanciando um do outro. O filho pode ser o […]