Meu filho vive doente após a creche, e agora?

Quando a mamãe matricula seu filho na creche já é um momento muito difícil para a mãe de ver seu filho longe por algumas horas, e para a criança também. Geralmente a mãe procura por uma creche de boa qualidade para seu filho aprender e desenvolver atividades enquanto ela trabalha.

Mas colocar seu filho na creche vai muito além de escolher uma creche de qualidade, muitas mães não sabem que depois que o seu filho começa a frequentar a creche ele provavelmente irá ficar bastante doente, geralmente as doenças mais comuns são: bronquiolite, viroses, diarréia infantil, e também pode ficar vários dias ou atá meses resfriado.

Foi o que aconteceu com o meu filho Erick de 1 ano e 9 meses, eu já imaginava que ele ficaria doente após a creche pois muitas mamães já me falaram a respeito, mas não imaginava que ele iria ficar sempre ruinzinho. Começou com o peito cheio, depois teve bronquiolite, já pegou diversas viroses, diarréia, gengivoestomatite até laringite ele teve, que foi o pior de todos. Começou a tossir como se fosse uma tosse de cachorro, sentiu até falta de ar parecia asma.

Sempre levei meu filho a diversos pediatras e sempre me passavam os mesmos remédios de sempre, que com certeza você mamãe que leva seu filho na creche deve conhecer que são: Amoxicilina, Fosfato sódico de Prednisolona, Dexametasona, Cloridrato de Ambroxol, Cloridrato de Hidroxizina e para o nariz, Rinossoro e Salsep além das inalações com berotec e atrovent.

Meu filho vive doente após a creche, e agora?

E sempre falaram que é normal ficar doente após a creche que só depois dos 5 anos a criança consegue uma imunidade maior, eu até compreendo que seja normal mesmo ficar sempre doente, mas no caso do meu filho estava demais e para piorar mais ainda a minha situação, ele passava tudo pro meu filho mais novo o Patrick de 9 meses, resumindo meus 2 filhos sempre doentes.

Indo de pediatra em pediatra encontrei um doutor muito bom que é o pediatra que atualmente está medicando os meus filhos, expliquei toda a situação para ele, e ele pediu para eu parar com os medicamentos que outros pediatras estavam me receitando, e me falou dos remédios manipulados (leia esse meu artigo que estou falando com mais detalhes sobre os remédios manipulados).

Realmente seu filho vai ficar doente após começar a creche, mas você pode prevenir muita coisa, e com certeza você quer uma solução ou pelo menos amenizar o problema, afinal é muito triste ver nossos filhos doente, por isso pesquisando separei alguns tópicos importantes para ajudar você mamãe a entender as principais doenças que são transmitidas na creche e amenizar o problema do seu filho.

Quais são as doenças infecciosas mais comuns que podem ocorrer em creches?

As infecções que são mais presentes em creches são aquelas que são causadas por vírus e bactérias, como as crianças ficam sempre aglomeradas no mesmo local a bactéria e os vírus agem sempre com muita frequência.
Os vírus que aparecem com frequência nas crianças se encontram no sistema respiratório e gastrointestinal. Entre os vírus, os sintomas da gripe e resfriado,laringite e faringite. Embora o sarampo, caxumba, rubéola e varicela também são possíveis pegar na creche, a sua frequência está diminuindo com o uso de vacinas. Viroses e diarréia infantil também são vírus bastante comuns de se pegar em creche.

Que medidas posso tomar para previnir essas doenças?

É importante você sempre ficar atenta a higiene do seu filho, sempre procure lavar as mãos dele, após ele brincar no chão, comer e ir ao banheiro, também é importante ficar de olho no que o seu filho coloca na boca, brinquedos sujos que ficam no chão ajudam mais ainda a transmitirem vírus, principalmente as viroses gastrointestinais e diarréias.  Sempre mantenha as suas mãos limpas, você mamãe pode sem querer passar o vírus para o seu filho.

Mesmo que você sempre mantenha a higiene do seu filho, e é a mãe mais zelosa do mundo seu filho que frequenta a creche todos os dias, uma hora ou outra vai ficar doente. Uma dica que o pediatra dos meus filhos me passou e acho de extrema importância compartilhar com você é sempre estar administrando uma vitamina de qualidade diariamente, principalmente que na sua fórmula contenha vitamina C e fosfato ferroso, isso ajuda e muito a prevenir o seu filho contra resfriados. Meu filho estava tão ruim antes de tomar esta vitamina que vivia gripado e com o nariz escorrendo, após eu usar essa vitamina diariamente a gripe sumiu e quando ele fica gripado, a gripe não dura o mês todo como era antes.

meu filho vive doente aós a creche, e agora?

Esta vitamina que eu dou não tem marca específica e não se compra em farmácia ela é manipulada, por isso que eu falei da importância que é o remédio manipulado para o seu filho, converse com o pediatra do seu filho para indicar uma vitamina melhor, eu antes dava a Protovit mas não estava tendo muito resultado com os meus filhos.

Outra coisa importante que você precisa saber mamãe é que muitas vezes seu filho pode estar voltando sempre doente por causa da creche. Mas você deve estar pensando mas como pode ser culpa da creche? É muito simples a higiene da creche pode ser precária, por exemplo as tias que cuidam do seu filho podem não estar tendo uma higiene correta, por exemplo: elas talvez não possa estar lavando as mãos do seu filho após alguma atividade, ou pode ter trocado a fralda de outro coleguinha e depois não lavou a mão, tudo isso pode contribuir com a transmissão de vírus e bactérias.

Devido a correria do dia a dia elas cuidam de muitas crianças de uma vez e as vezes elas podem passar despercebido e pode estar se descuidando da higiene. Por isso é importante você conhecer bem a creche que o seu filho está e olhar bem as mediações, e principalmente a higiene que é fundamental.

O correto é a creche ter a conduta de que quando uma criança está resfriada, ou com qualquer outro tipo de doença ela fique em casa até sarar, mas sabemos que a maioria das creches não tem essa atitude, e aceitam crianças doentes e elas ficam todas juntas e não é só em creches públicas que isso acontece nas particulares também.

Até compreendo que muitas vezes a mãe não tem com quem deixar o filho para ir trabalhar, mas se a mamãe tem alguém para olhar enquanto seu filho está doente , não exite em deixar seu filho com essa pessoa que você tem confiança.

Mesmo com essa vitamina que eu dei para o meu filho e toda a higiene que procuro ter com ele, mesmo assim de vez em quando ele fica doente, mas graças a Deus melhorou bastante. Para nossa sorte é que conforme a criança vai ficando sempre doente a tendência é ela criar anticorpos para esses vírus e bactérias mas isso leva um tempinho. O importante é ter bastante paciência e dedicação para que nossos filhos passem dessa fase, e a cada dia fiquem mais fortes e com saúde. E você mamãe tem alguma dica que amenizou as doenças do seu filho após ele ter começado a creche? Compartilhe a sua experiência com outras mamães!

facebook twitter

Laura Diniz Camargo

Artesã, designer no segmento infantil e blogueira, fundadora da empresa de lembrancinhas artesanais Cheirinho Gostoso. Ama seu esposo que é o seu grande companheiro e amigo, e o fruto dessa união nasceram 2 filhos lindos o Erick e o Patrick. Dedica as suas experiências como mãe e compartilha dicas e conteúdo de qualidade no Site da Mamãe. Nas horas vagas gosta de ficar com a sua família e jogar videogame que é o seu hobby preferido desde criança.

Comentários (7)

Deixar um comentário
  1. Tatiana Afonso, 17/07/2013

    Meu filho está com 1 ano e 8 meses e resolvi coloca – lo creche. Minha mãe que cuida dele para eu trabalhar desde os 4 meses, mas já está mais do que na hora de dar uma folguinha pra vovó! hehehe

    E esse assunto dele ficar sempre doentinho é que está me preocupando e muito! Ele até hoje só teve os famosos resfriados, nada mais grave, garganta inflamada uma única vez! e por isso estou procurando experiências de outras mães que ja tem seus filhos em creches e estão passando ou ja passaram por isso!

    Adorei o site da mamãe, muito bom ler esse artigo!

    Gostaria de saber que vitamina é essa que está dando para seu filho. Eu mandei manipular uma para aumentar a imunidade… acho que é Timodulina, Lecongem algo assim, mas soltou muito o intestino dele e tive que parar!

    Quero muito trocar idéias com você e outras mamães, pq confesso, estou com medo de colocá-lo na creche! acho ele tão miudinho, peso só 10 quilos! e o fato de saber que ele ficará direto doentinho, poderá ficar sem comer por causa disso, me deixa de cabelo em pé antes da hora!! hehehehe

    Mas creche é bom! Será bom pra ele tb! Ele ficará mais independente, vai fazer amizades, dentre outras coisas!!!

    Mais mãe sabe como é né!!!

    Bjus

    Responder
    • Laura Diniz Camargo, 18/07/2013

      Olá Tatiana,

      Vou ser sincera com você não conheço uma mamãe que quando coloca o seu filho na creche o mesmo não fique doente.

      Mas não é algo de se desesperar, pois é totalmente normal, porquê são muitas crianças juntas e como a imunidade da criança ainda não está totalmente desenvolvida é normal ficar sempre doente com o tempo a criança mesmo vai criando imunidade e anticorpos para os vírus, esse tempo de frio e calor de repente também ajuda muito a criança ficar doentinhas.

      Mas fora isso é muito bom a creche, meu filho mais velho o Erick que está com 1 aninho e 9 meses, depois que começou a frequentar a escolinha, já está falando melhor as palavras, está aprendendo a contar, está mais sociável com as pessoas, e está fazendo bastante amiguinhos, meu filho gosta bastante só a saudade da mamãe que é grande pois ele fica em tempo integral, mas está sendo bom para ele, a criança ficar somente em casa ela fica entediada e manhosa, ele só tem a ganhar.

      No começo ele estranha e chora mas depois ele vai ir contente para a creche. Quanto a vitamina que ele toma, por incrível que pareça não tem nome o médico só receita os medicamentos que irão ser formulados, só sei que vai muita vitaminas que nunca ouvi falar rs ,Vitamina C e o fosfato ferroso, e ajudou bastante na imunidade do meu filho.

      Mas não tenha medo da creche não, só pesquise bem a escolinha que ele vai frequentar aproveite e leia o meu artigo falando de como escolher uma creche de boa qualidade para o seu filho segue o endereço: http://sitedamamae.com/como-escolher-uma-creche-de-boa-qualidade/

      Beijos,

      Laurinha

      Responder
      • Tatiana, 20/07/2013

        Obrigada Laura pela atenção! To lendo bastante sobre o assunto e escolhi 2 creches ótimas da minha cidade, qual ele for chamado será bem cuidado tenho certeza! Fique com Deus… bjus

        Responder
  2. beatriz dos santos pereira, 31/08/2013

    para voce

    Responder
  3. Samara, 20/11/2013

    Nossa meu filho começou na creche agora com 2 anos e toda semana to no medico com ele ou é resfriado, garganta, nariz escorrendo e o ruim que passa pro meu filho mais novo de 7 meses eu nao sei mais o que fazer, é ruim ver seus filhos sofrendo eu vou no pediatra mais eles falam q é normal e nao passam remedio nenhum

    Responder
    • Isabel Fernandes, 14/04/2014

      Vivo isso o tempo todo! Minha filha entrou na creche com 1 ano e 6 meses e hoje ela está com 2 anos e 8 meses e não consegue frequentar mais que 2 semanas na creche que fica doente, o pediatra fala que é normal , virose e não tem remédio, não sei o que fazer!!!!

      Responder
  4. Isabel Fernandes, 14/04/2014

    Minha entrou na creche com 1 ano e 6 meses, hoje ela tem 2 anos e 8 meses ela frequenta no máximo 15 dias a creche e pega uma virose com maior febrão. Já não sei mais o que fazer, só tenho paz nas férias que ela fica bem, será que é normal?

    Responder

Deixar um comentário

Voltar ao topo
(nunca será compartilhado)

ÚLTIMOS ARTIGOS

10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido
10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido
Um bebê recém-nascido traz alegrias e felicidades para toda a família, principalmente para a mamãe e o papai. A mamãe de primeira viagem pode ter medo de cuidar e até mesmo de pegar o bebé recém-nascido o que é natural, afinal eles parecem muitos sensíveis e frageis quando são bem novinhos. Eu mesma com o […]
Casal unido, filho feliz
Casal unido, filho feliz
Ter um filho é maravilhoso, mas também não podemos negar que a vida de um casal, muda bastante após a chegada de um bebê. É importante o casal ser unido sempre, mas muitas vezes o casal passa despercebido e não percebe que estão se afastando e distanciando um do outro. O filho pode ser o […]