Resfriado no bebê recém nascido

Com tanta poluição que existe hoje em dia, o bebê recém nascido está sujeito a diversos tipos de vírus devido a sua imunidade que ainda é muito baixa, e o resfriado é uma das doenças mais comuns que preocupa toda mamãe com seu bebê recém nascido.

Você aguardou seu bebê ansiosamente por 9 meses e quando finalmente carrega o seu bebê pela primeira vez em seus braços, além da alegria e emoção que sente, você se da conta de quanto seu bebê é sensível, e o resfriado pode deixar o bebezinho totalmente debilitado.

Se para nós um resfriado pode deixar a gente totalmente indispostos, imagine para um bebê recém nascido, ele não pode pedir ajuda, não consegue assoar o nariz, e nem pode tomar um remédio para aliviar o resfriado. Um simples resfriado no bebê recém nascido, pode ser extremamente preocupante, talvez seu bebê possa ter dificuldades para dormir devido ao narizinho entupido, pode ficar enjoadinho para mamar, e pode ter febre, é importante você ficar de olho sempre na temperatura do seu bebê.

Resfriado no bebê recém nascido

O resfriado é uma infecção leve das vias respiratórias (nariz, garganta). Os sintomas são os seguintes:

  • Corrimento nasal, congestão nasal.
  • Dor de cabeça e garganta.
  • Fraqueza, mal-estar.
  • Espirros.

Quando você leva seu filho no pediatra ele pode passar alguns tipos de remédios que podem aliviar os sintomas do resfriado, mas na realidade o resfriado não tem cura, ele tem seu tempo de incubação que pode durar de 7 a 14 dias. Meu filho mais novo o Patrick (6 meses) já está a mais de 2 semanas resfriado, já fomos no pediatra, mas sempre falam a mesma coisa, geralmente receitam inalações com 5ml de soro fisiológico e Rinossoro ou Salsep para ajudar aliviar a congestão nasal, e alguma vitamina para ajudar na imunidade do bebê.

É importante você ficar atenta se o seu bebê tosse muito, e observar se o peito dele está cheio de catarro, se faz algum tipo de chiado,e também se está com a respiração mais ofegante, caso seu bebê esteja com alguns desse sintomas, ele pode estar com bronquiolite, ou pneumonia.

Dicas para aliviar os sintomas do resfriado no bebê recém nascido

Um resfriado no bebê recém nascido, requer muita atenção e cuidados por parte da mamãe, como o bebê fica muito irritado e enjoadinho com o resfriado, separei algumas dicas importantes para você colocar em prática com o seu bebê.

  • Não coloque roupas demais: não é porquê seu bebê está resfriado que você vai colocar um monte de roupas nele, ele vai acabar suando bastante e você vai achar que ele está com febre, já aconteceu isso comigo várias vezes agasalhava meu filho demais por causa do resfriado, e ele acabava ficando muito quente e eu achava que estava com febre, sendo que na realidade ele estava é morrendo de calor. Coloque roupas que agasalhe seu bebê mas que não seja em excesso.
  • Aliviando o nariz entupido: se tem uma coisa que mais perturba o bebezinho com certeza é o nariz entupido, existem no mercado diversos tipos de aspiradores nasais, desde a famosa bombinha até os aspiradores nasais importados elétricos, eu recomendo, ajuda bastante, mas não use várias vezes ao dia que pode irritar o nariz do bebê.
  • Deixe a cabeça do bebê mais elevada na hora de dormir: esta dica é fundamental para seu bebê respirar e dormir melhor, coloque um travesseiro, ou eleve mais o colchão, para que a cabecinha do seu filho fique mais elevada na hora de dormir, isso ajuda na respiração, já que deitado o bebê tem mais dificuldades de respirar quando está com o nariz entupido, você também pode colocar seu filho para dormir no carrinho deixando o encosto mais elevado.
  • Nunca medique seu bebê: por mais que seja um simples resfriado nunca medique seu bebê sem uma avaliação do pediatra, ainda mais um bebê recém nascido, todo cuidado é pouco.
  • Fique atenta com a temperatura do seu bebê: a cada três horas verifique a temperatura do seu bebê, se passar dos 37.5 graus seu filho já está com febre, não perca tempo e leve seu filho imediatamente ao pediatra de sua confiança.
  • Mantenha sempre a higiene: para não agravar mais o resfriado do bebê recém nascido, lave bem as mãos toda vez que você for pegar o seu filho, e qualquer outra pessoa que quiser fazer o mesmo.

Um resfriado no bebê recém nascido não é nada fácil, são várias noites sem dormir, é preciso bastante paciência dos pais, o próprio sistema imunológico do bebê vai curar o resfriado, mas isso pode levar até 14 dias. Mas nós mamães sabemos o quanto é difícil ver nossos bebês doentinhos e sempre ficamos na torcida de ver nossos filhos curados e saudáveis.

facebook twitter

Laura Diniz Camargo

Artesã, designer no segmento infantil e blogueira, fundadora da empresa de lembrancinhas artesanais Cheirinho Gostoso. Ama seu esposo que é o seu grande companheiro e amigo, e o fruto dessa união nasceram 2 filhos lindos o Erick e o Patrick. Dedica as suas experiências como mãe e compartilha dicas e conteúdo de qualidade no Site da Mamãe. Nas horas vagas gosta de ficar com a sua família e jogar videogame que é o seu hobby preferido desde criança.

Comentários (18)

Deixar um comentário
  1. jose fernando (pai), 07/07/2013

    minha bebe ta resfriada por causa da umidade do quarto, mais ja mudei de quarto devo leva-la ao pediatra, ou espero para ve se passa? brigado.

    Responder
  2. Luana Moura, 06/02/2014

    me ajudou muito essas dicas!! mãe de primeira viagem é muito dificil.

    Responder
  3. Michellykelly, 15/02/2014

    Ola, meu nome é michelly e assim como outras mães , estou morrendo de aflição pois meu bebe recem nascido estar com o nariz congestionado com catarro, estou morrendo de medo de agravar ainda mais, me ajudem o que eu faço? Minha filha mais velha quando bebe teve um simples resfriadiho que virou pneumonia quase morrir de medo pois vir ele passar muito mal gente me ajudem o que eu faço? Estou com medo!!!

    Responder
  4. Margarete, 14/03/2014

    Valeu pela dica!!!!!!! ajudou bastante. bjs

    Responder
  5. Adriana Brito, 14/04/2014

    Minha bebê tem 21 dias e esta tossindo e com catarro no nariz, q esta atrapalhando tanto a respiração quanto a mamentação desde ontem, o que devo fazer ?

    Responder
    • suellen, 10/05/2014

      Poxa minha filha tb est com mesmo tempo d vida tb est assim nao aguento ms e orrivel!!! Nao sei se levo na emergencia vc ja levou?

      Responder
  6. michelly, 24/04/2014

    Meu nome e Michelly,minha bebe fez 1mes dia 16/4 ,com 15 dias de vida ,ela comecou com um resfriadinho, levei no medico,ele s receitou inalacao com soro,e rinosoro fiz uma semana ,e nada de melhoras, voltei varias vezes com ela ao medico, ate que um resolveu internala,o medico disse que ela estava com bronquiolite ,ela ficou muito ruim com a saturacao baixa por 7 dias e internada 11 hoje estamos em casa gracas a Deus,mais ainda com chiadinho no peito.Por isso digo as maes que se perceberem que seus filhos nao estao bem,leve ao medico…obrigada…..

    Responder
  7. adriana costa, 01/06/2014

    ola minha bebe tem 9 dias e esta com o nariz congestionado e espirrando o que faço.

    Responder
    • edilson cruz, 13/06/2014

      Adriana, já tentou usar a bombinha para desobstruir o nariz? observe este post, as dicas são muito válidas…..

      Responder
  8. carla, 05/06/2014

    isso me ajudou muito alias mae de primeira viagem eh assim neh c preocupa com tudo !!

    Responder
  9. Kellyc Cristina, 05/06/2014

    Otimas dicas. Me ajudou muiiiiito.Bjss

    Responder
  10. mirlene, 05/06/2014

    Minha bebê está com 37 dias e está resfriada estou muito preocupada ela espirra e tosse muito o nariziho escorrendo o que faço???

    Responder
  11. liza, 05/06/2014

    Minha bebê tem 21 dias e esta tossindo e com catarro no nariz, q esta atrapalhando tanto a respiração quanto a mamentação desde ontem, o que devo fazer

    Responder
  12. lidiana, 06/06/2014

    minha bebe tem 15 dias ja esta resfriada a 4 dias com o narizinho entupido e espirrando muito levei ao pediatra ele medicou amoxilina estou com medo de dar para ela pois ela muito bebezinha para tomar antibiotico o que eu faço estou desesperada

    Responder
  13. maria, 16/06/2014

    Meu bebê tem 4 meses e já ficou várias vezes resfriado,levo ele na pediatra e ela passa pra mim dá inalação três vezes ao dia e lavar o nariz dele com rinossoro várias vezes ao dia.Eu lavo o nariz dele toda vez que percebo que esta congestionado,melhora bastante…

    Responder
  14. jaqueline, 19/06/2014

    oi meu nenem tem 42 dias ,e ta com um pouco de catarro no peito ,ele nao tosse o nariz dele nao escorre ele ta espertinho nao tem febre ,mais mesmo assim eu me preucupo .Oque pode ser ?

    Responder
  15. Everton, 07/07/2014

    obrigada, muito bom esse sites ajuda muito os papais de primeira viajem.

    Responder
  16. elisiapavese, 10/07/2014

    Sou avó de tres lindas crianças o mais novinho é um menino , e gostei muito das materias um abraço estão de Parabéns

    Responder

Deixar um comentário

Voltar ao topo
(nunca será compartilhado)

ÚLTIMOS ARTIGOS

10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido
10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido
Um bebê recém-nascido traz alegrias e felicidades para toda a família, principalmente para a mamãe e o papai. A mamãe de primeira viagem pode ter medo de cuidar e até mesmo de pegar o bebé recém-nascido o que é natural, afinal eles parecem muitos sensíveis e frageis quando são bem novinhos. Eu mesma com o […]
Casal unido, filho feliz
Casal unido, filho feliz
Ter um filho é maravilhoso, mas também não podemos negar que a vida de um casal, muda bastante após a chegada de um bebê. É importante o casal ser unido sempre, mas muitas vezes o casal passa despercebido e não percebe que estão se afastando e distanciando um do outro. O filho pode ser o […]