Saiba mais sobre a moleira do bebê

As moleiras do bebê é uma das grandes preocupações para os pais, logo após o nascimento do bebê. A mamãe geralmente tem aflição de colocar a mão na cabecinha do bebê, porque sente algo fundo e mole. Eu com o meu primeiro filho, tive muito medo na hora que passava a mão na cabeça do meu filho parecia bem sensível, mas depois que conversei com o pediatra fiquei mais tranquila.

O nome verdadeiro da moleira é chamado de Fontanelas, essas separações que existem no crânio do bebê ajudam a amortecer e aconchegar a cabecinha do bebê na hora do parto, na passagem do canal vaginal. Assim que o bebê nasce, as moleiras também permite que o cérebro do bebê tenha espaço suficiente para desenvolver-se.

Saiba mais sobre a moleira do bebê

As separações do crânio do bebê estão cobertas por uma camada grossa e fibrosa para proteger a cabeça do bebê. Você pode tocar na cabeça do bebê sem medo mamãe, só não pode pressionar com muita força, na hora do banho é importante tomar bastante cuidado, para o bebê não escorregar na banheira e acabar batendo a cabeça. Quando você vai no pediatra para as consultas de rotina, repare que o médio apalpa a região da cabeça do bebê para verificar o crescimento e desenvolvimento do bebê.

Você sabia que a pulsação do coração é percebida na moleira? E o choro também faz com que a moleira pulse mais forte.

Fique atenta com as moleiras do seu bebê

As vezes a aparência das moleiras pode alertar sobre algum problema de saúde no seu bebê, caso elas estejam inchadas indica um aumento na pressão intracraniana, o neurologista irá indicar para você o melhor tratamento para aliviar essa pressão na cabeça do bebê. Se o seu filho chora  bastante sem parar, tem diarreia ou problemas digestivos, pode ser sinais de que seu filho possa ter problemas na curvatura do crânio, não exite em procurar um especialista. Outra dica muito importante é que você nunca deixe seu bebê dormir somente de um lado no berço, isso pode prejudicar a moleira e deixar a cabeça do bebê torta.

Fechamento tardio das moleiras

Cerca de 20% das crianças com 1 ano de idade, não fecharam totalmente a parte anterior da moleira. Isso acontece porque a moleira anterior permaneceu aberta e com isso atrapalha o crescimento do cérebro da criança por falta de espaço. Por isso é importante mamãe você sempre apalpar a cabeça da criança para verificar se existe algum tipo de  ”buraco” caso você sinta algo parecido leve seu filho imediatamente para um neurologista.

Tenha bons hábitos na vida do seu bebê

Para assegurar que seu filho tenha a moleira anterior totalmente fechada quando ele fizer 2 anos de idade, há vários hábitos que você pode começar a fazer com o seu bebezinho.

Dieta rica em cálcio, o cálcio é essencial para o desenvolvimento adequado dos ossos do bebê. Lembre-se que a partir de 1 a 5 anos de idade seu filho precisa tomar um litro de leite por dia, que é essencial para ajudar a fortalecer os ossos.

Passeios e jogos ao ar livre, exercícios físicos promovem o desenvolvimento dos ossos, e a luz do sol ajudam a promover a vitamina D, que tem cálcio para os ossos.

Também é preciso tomar muito cuidado com os tombos da criança, ao engatinhar e andar, como a moleira não está totalmente fechada corre o risco de acontecer uma lesão séria.

facebook twitter

Laura Diniz Camargo

Artesã, designer no segmento infantil e blogueira, fundadora da empresa de lembrancinhas artesanais Cheirinho Gostoso. Ama seu esposo que é o seu grande companheiro e amigo, e o fruto dessa união nasceram 2 filhos lindos o Erick e o Patrick. Dedica as suas experiências como mãe e compartilha dicas e conteúdo de qualidade no Site da Mamãe. Nas horas vagas gosta de ficar com a sua família e jogar videogame que é o seu hobby preferido desde criança.

  • Igor Carvalho

    Ótima informação sobre a moleira do bebê, obrigado por compartilhar!

    Abraços e sucesso!

  • Miriam

    Muito legal o que você escreve sobre a moleira… Achei a dica de não deixar o bebê dormir sempre na mesma posição muito importante pq a minha filha ficou com a cabecinha torta pq apoiava sempre do mesmo lado a sua cabecinha. Ela teve que usar um “capacetinho” que acabou moldando a sua cabecinha e voltou a ser redonda, graças a Deus! Pena que o tratamento ainda é pouco divulgado no Brasil… A clínica que faz essas órteses se chama Cranial Care e o site é http://www.cranialcare.com.br

    • vitoria

      miriam se vc tiver o capacete me responda por favor

  • vitoria

    Miriam, eu vi seu comentário e meu filho tem cinco meses sera que ainda tem jeito? vc ainda tem o capacete? e com quantos anos vc percebeu que seu filho tenha esse problema? estou tao preocupada me ajuda, obrigada boa noite.

  • isabel

    Meu tem filho uma parte da cabeça meio alto,bem onde fica a murela,a médica disse que faz parte da formação do cronio,será,?

  • Carol

    Coloco meu filho pra dormir a noite do lado direito e de dia do lado esquerdo. A cabecinha dele é bem redondinha.

  • Heloisa

    Minha sobrinha de 02 meses esta com a molerinha quase fechada! a Medica disse para observar pq disse não ser normal ! já aconteceu c/alguem por favor me responda!

  • miria hathila de sousa silva rocha

    meu filho tem 2 meses e ta com a moleira um pouco inchada parece um galo só que é pequeno estou preocupada ,pois nao sei o que fazer ,li algumas reportagem e vi e vi que inchaço na moleira pode ser minigiti estou muito preocupada ,aqui na minha cidade não tem pediatra. alguem pode me da alguma informaçao?

  • cicelia marcelino

    minha filha as vezes fica com a muleira muito enchada e chora e eu nao sei o que devo fazer???

  • solange

    obrigada pelas informações ando bem nervosa com o nascimento do bebe, e sem saber ao certo o que fazer.

  • MARCO AURELIO

    MINHA FILHA VAI COMPLETAR CINCO ANOS EM JULHO E AINDA TEM A MOLEIRA UM POUCO ABERTA ,O QUE VIM A PERCEBER DEPOIS DE UMA QUEDA NA ESCOLA O QUAL FOI FEITO UM RAIO X .A PEDIATRA ACONSELHOU A PROCURAR UM NEUROLOGISTA, MAS QUERIA MAIS INFORMAÇOES.

  • socorro

    minha bb tem 1mes e a moleira dela é enorme vai da parte de trás da cabeça até a testa.isso é normal?Por favor me respondam

  • karina Cardoso miranda

    hoje fui na consulta do meu bebê e ele tem cinco meses o médico disse que a muleira dele tava fechada , ,porfavor alguém me ajuda to muito preocupada ??? :(

  • MARIA TEREZINHA VINTER

    OLA BOA NOITE meu sobrinho vai completar 3 meses dia 25 de julho de 2014 e a moleira dela já fechou porque isso aconteceu tão rapido e quais os cuidados e o que a mãe deve fazer e o que pode ser feito ela não teve infecço~es ciflis só que na hora do bebe nascer colocaram ela sentada na cadeira de rodas para levar para a sala de parto e o bebe ficou com a marca dos ossos da vagina ao redor da cabecinha e em sima do olho ficou uma mancha roxa tipo ematoma do dedão de quem resolveu ajudar no nascimento e agora o que pode acontecer com o bebe QUANDO NASCEU FOI PARA O OXIGENIO E FOI COLETADO SANGUE DA MA~E POR FAVOR MANDE UMA RESPOSTA BEM DETALHADA DESDE JÁ AGUARDO RESPOSTA

  • silvaneide maria da silva barb

    olá boa madrugada pois essa hora ne. estou muito preocupada meu bb tem 6 meses e a muleira deli estar alta ja li tanto comentario to assustada vou levar ao pediatra mas confeço q estou com medo

  • maira

    a filha da minha vizinha esta com a moleira enchada oque pode ser

ÚLTIMOS ARTIGOS

10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido
10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido
Um bebê recém-nascido traz alegrias e felicidades para toda a família, principalmente para a mamãe e o papai. A mamãe de primeira viagem pode ter medo de cuidar e até mesmo de pegar o bebé recém-nascido o que é natural, afinal eles parecem muitos sensíveis e frageis quando são bem novinhos. Eu mesma com o […]
Casal unido, filho feliz
Casal unido, filho feliz
Ter um filho é maravilhoso, mas também não podemos negar que a vida de um casal, muda bastante após a chegada de um bebê. É importante o casal ser unido sempre, mas muitas vezes o casal passa despercebido e não percebe que estão se afastando e distanciando um do outro. O filho pode ser o […]