Saiba mais sobre o sono do bebê recém nascido

O sono do bebê recém nascido pode deixar muitas mamães de primeira viagem na dúvida, alguns bebês dormem muito, outros dormem pouco.

É importante você saber que o sono de um bebê recém nascido é totalmente diferente de um sono de um bebê de 5 meses, o bebê recém nascido após o nascimento não tem horário certo para dormir e mamar, para ele tudo é novo, afinal são 9 meses na barriga da mamãe aonde era tudo quentinho, aconchegante e tranquilo.

Meus dois filhos quando eram recém nascidos ambos acordavam várias vezes de madrugada e também não tinham horário certo para mamar, eu muitas vezes ficava preocupada achando que isso não era normal. Mas pode ficar tranquila mamãe que é totalmente normal o bebê ficar acordando toda hora, o que você precisa saber é conhecer mais sobre o sono do bebê recém nascido, eu separei algumas informações úteis que podem deixar você mais tranquila:

Saiba mais sobre o sono do bebê recém nascido

Durante os primeiros meses de vida do seu bebezinho, ele sempre vai dormir quando estiver cansado, simples assim. Não adianta tentar forçar seu bebê recém nascido a dormir que você mamãe vai acabar se estressando, é importante que você tenha bastante paciência para lidar com essa fase do bebê. Caso futuramente seu bebê só queira ficar no colo e não querer dormir você até pode deixar seu bebê chorando um pouco no berço. Mas como o bebê é ainda muito novinho ele precisa de 100% da sua atenção.

Um ponto importante que você também precisa compreender com os bebês recém nascidos é que eles tem o estomago muito pequeno, sua dieta é líquida pois o bebê só se alimenta do leite materno ou leite artificial, decorrente a isso a digestão do bebê é muito rápida, ele sente fome muito rápido por isso ele dorme pouco, no útero da mamãe ele sempre tinha comida disponível. Por isso é muito comum o bebê acordar chorando a cada 2 ou 3 horas, no meu caso a cada 2 horas meus filhos choravam com fome ou cólicas, outra dica é sempre fazer massagem no bebê antes de ele dormir, além de tranquilizá-lo, ajuda a aliviar as cólicas. Outra coisa importante que a mamãe deve ter é alguns cuidados com o bebê na hora de dormir, o bebê deve sempre dormir de barriga para cima.

Dormindo durante a noite:

Talvez você mamãe já ouviu falar que os bebês dormem durante a noite toda à partir dos 4 meses, o que é preciso compreender é que para um bebê recém nascido 5 horas de sono equivale a uma noite inteira e somente um pequeno grupo de bebês dormem a noite toda nessa fase. Existem casos que os bebês só estabelecem o sono pela noite toda, à partir de 1 ano de idade, por isso não acredite em tudo que falarem para você, cada bebê tem seu metabolismo diferente, não existe uma regra certa que o bebê tem que dormir em determinado horário.

Dormindo durante as mamadas:

É bastante natural que um bebê recém nascido acabe dormindo no seio da mamãe, alguns bebês acabam conciliando as mamadas para dormir, com o tempo isso pode acabar atrapalhando a mamãe. Eu digo por mim, meu filho mais velho, as vezes nem estava com fome mas pegava o meu seio como chupeta, quando ele era novinho muitas vezes acabava dormindo na cama entre eu e o meu marido. Neste caso é bom o uso da chupeta para acalmar o bebê até ele dormir.

Acordando na madrugada para mamar:

Não importa que o seu bebê acorde durante a madrugada para mamar, o segredo é você descobrir quando seu filho realmente necessita  mamar, as vezes ele só reclama faz barulhos e sonha, isso é normal de um bebê recém nascido, mas como não sabemos muitas vezes já pegamos o bebê no colo desesperadas e acabamos oferecendo o seio. Já passei por essa situação muitas vezes no começo, meu bebê reclamava, fazia barulho e muitas vezes estava até dormindo eu já dava mamá, observe bem o seu bebê e veja se realmente ele está com fome.

Ajude seu bebê a distinguir o que é o dia e a noite:

Você pode ajudar seu bebê a distinguir o que é o dia e a noite para que durma por períodos mais longos durante a noite. Durante os períodos de sono ao dia, deixe-o dormir em um quarto com bastante clareza, pode até ser na sala, você pode deixá-lo no carrinho também, isso é importante para ele aprender a ouvir os barulhos da rua durante o dia. Quando seu bebê ir dormir o quarto deve ser escuro e silencioso, um bom banho antes de dormir também irá ajudar o seu bebê a dormir com mais tranquilidade.

Tente ficar tranquila:

É um fato que seu bebê vai acordar bastante vezes durante a noite, você terá que aprender a lidar com isso. O primeiro passo é você mamãe aprender a lidar com essa situação, lembre-se que é somente um fase e logo vai passar, não adianta você ficar estressada, isso não vai levar a nada. A situação vai melhorar a medida que os meses forem passando, e quando você menos esperar, seu lindo bebê recém-nascido não será mais o seu pequeno e logo vai estar andando, falando e explorando tudo ao seu redor e o principal irá dormir a noite toda para a felicidade da mamãe e do papai.

facebook twitter

Laura Diniz Camargo

Artesã, designer no segmento infantil e blogueira, fundadora da empresa de lembrancinhas artesanais Cheirinho Gostoso. Ama seu esposo que é o seu grande companheiro e amigo, e o fruto dessa união nasceram 2 filhos lindos o Erick e o Patrick. Dedica as suas experiências como mãe e compartilha dicas e conteúdo de qualidade no Site da Mamãe. Nas horas vagas gosta de ficar com a sua família e jogar videogame que é o seu hobby preferido desde criança.

Comentários (6)

Deixar um comentário
  1. Soraia Bogossian, 28/02/2013

    Oi Laura,
    realmente, cada bebê tem seu jeitinho de ser.
    Tive 3 meninas que desde que nasceram dormiam a noite toda, já o Igor está com 1 ano e 5 meses e ainda acorda várias vezes na noite.
    Um abraço ;)

    Responder
    • Laura Diniz Camargo, 01/03/2013

      É verdade Soraia, eu tive a sorte dos meus 2 filhos dormirem a noite toda, mas em parte de mamar meu filho mais novo o Patrick é chatinho, mama bem pouquinho e ele é mais delicadinho também, eu acho que nenhum filho é igual ao outro, cada um tem seu jeitinho único de ser.

      Beijos,

      Laurinha

      Responder
  2. Cinthia Martins Ferreira, 26/05/2013

    Nossa gente pois eu tive uma benção de filho o Enzo Gabriel, sempre foi bom de cama…rsrs, ou seja dorme muitooooo tanto de dia quanto de noite, ele começou a dormir a noite toda a partir de 30 dias de vida, sou marinheira de primeira viagem e no inicio meu bebe dormia quase que o tempo todo mal acordava pra mamar, eu ficava forçando ele, e desesperada por ele dormir tanto, hj sou mais tranquila, pois ele com 3 meses tem tamanho de bebe de uns 5 meses, segundo a pediatra dele o sono da noite é responsável por 4 fatores fundamentais pra criança: ganhar peso, crescer, desenvolver senso de humor e inteligência….

    Responder
  3. ArtBaby DF, 30/09/2013

    Adorei o post!
    Muito interessante a comparação feita entre a interpretação do bebê acerca do mundo real com o útero da mãe, em que ele tinha conforto, aquecimento, alimento a todo instante e possibilidade de dormir quando queriam… Conhecer e observar o pequeno dessa maneira é uma boa solução para entender melhor o processo de sono nesse período tão recente da vida dos recém-nascidos. Parabéns pelo post!

    Responder
  4. suraya paulo, 05/10/2013

    Ola mamães,minha filha dormi muito pouco de dia e chora muito…mas de noite è uma linda menina!o que faço?

    Responder
  5. Rafa, 21/03/2014

    Gostaria de saber mais ou menos quantas latas de leite artificial um bebe de 21 dias toma no mes se 4 latas e muito gostatia muito de saber mais o menos a medida porfavor por mes

    Responder

Deixar um comentário

Voltar ao topo
(nunca será compartilhado)

ÚLTIMOS ARTIGOS

10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido
10 coisas que você deve saber sobre o bebê recém-nascido
Um bebê recém-nascido traz alegrias e felicidades para toda a família, principalmente para a mamãe e o papai. A mamãe de primeira viagem pode ter medo de cuidar e até mesmo de pegar o bebé recém-nascido o que é natural, afinal eles parecem muitos sensíveis e frageis quando são bem novinhos. Eu mesma com o […]
Casal unido, filho feliz
Casal unido, filho feliz
Ter um filho é maravilhoso, mas também não podemos negar que a vida de um casal, muda bastante após a chegada de um bebê. É importante o casal ser unido sempre, mas muitas vezes o casal passa despercebido e não percebe que estão se afastando e distanciando um do outro. O filho pode ser o […]